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AT&T adquire controle da DirectTV+SKY PDF Imprimir E-mail
Quinta, 04 de Setembro de 2014 16:14

AT&T adquire controle da DirectTV+SKY

No Brasil, TIM e GVT são possíveis novos alvos de compra pela gigante americana

As empresas de telecomunicações americanas estavam distantes do mercado brasileiro e especialmente focadas em atender seus principais clientes no exterior em suas demandas no território brasileiro.

Isso parece estar mudando, como indica a recente compra da DirecTV (maior operadora de TV por satélite dos EUA) pela AT&T (segunda maior provedora de telefonia e a maior provedora de telefonia fixa americana), por US$ 48,5 bilhões.

Em comunicado conjunto, as empresas informaram que “A transação combina forças complementares para criar novo concorrente único com capacidades sem precedentes em mobilidade, vídeo e serviços de banda larga”.

Aparentemente, o potencial de crescimento de TV por assinatura e de banda larga móvel na América Latina, especialmente do mercado brasileiro, foi um dos principais motivadores do compra.

Na América Latina, a DirecTV tem acesso a 18 milhões de assinantes, sendo a maior fornecedora de TV paga via satélite da região.

No Brasil, a DirectTV possui 93% da SKY, cujo crescimento de receita líquida (23% ao ano) e da base de clientes (6,6% ao ano), acompanhado de incremento expressivo do EBITDA (32% ao ano), evidencia o potencial do mercado brasileiro. Outros dados da operação no Brasil são apresentados no Quadro 1.

Quadro 1 - Desempenho Operacional e econômico financeiro da SKY no Brasil

 

 

Milhares

2009

2010

2011

2012

2013

∆Ano

Assinantes

1.969

2.552

3.797

5.039

5.371

6,6%

Adições Líquidas

N.D.

583

1.245

1.242

332

-

Milhões de R$

2009

2010

2011

2012

2013

∆Ano

Receita Líquida*

2.187

2.633

5.678

7.142

8.782

23,0%

EBITDA

1.213

1.944

1.863

2.220

2.930

32,0%

Margem EBITDA

24,2%

32,4%

32,8%

31,1%

33,4%

-

Lucro Líquido

-

-

1.019

1.132

1.238

9,3%

*Estimado

Fonte: site Teleco

Além de seu desempenho excelente, em virtude de diversas aquisições havidas nos últimos anos, a Sky possui licença para operações de Banda Larga Fixa wireless (LTE) em número considerável de grandes cidades brasileiras. No leilão de frequências para o 4G, ocorrido em 2012, ela pagou R$ 90,5 milhões por espectro na faixa de 2,5 GHz, para ampliar sua oferta de LTE.

 

 

A tabela a seguir apresenta as cidades onde a SKY oferece banda larga fixa 4G.

.

 Quadro 2 – Cidades com operação LTE / 4G da SKY:

 

Início operação

Cidades

Dez/11

Distrito Federal

Ago/13

Franca (SP)

Jan/14

Maceió e Rio Largo, em Alagoas.

Fev/14

João Pessoal, Bayeux e Cabedelo, na Paraíba.

Abr/14

Fortaleza, São Luís e Camaçari

Abr/14

Teresina (Piauí)

Fonte: site Teleco

 

A aquisição da DirecTV pela AT&T depende do aval dos órgãos de regulação da concorrência, especialmente nos EUA, onde a concentração de mercado foi significativa. Porém, segundo a CMN (?), com base em documento a que teve acesso, apesar de algumas objeções já esperadas, a operação pelos reguladores americanos é considerada como muito provavel.

Na América Latina, para diminuir os riscos da operação ser questionada, foi anunciado que a AT&T venderá sua fatia de US$ 5 bilhões na América Móvil, dona da Claro no Brasil. 

Paralelamente, para consolidar sua posição no mercado Sul-Americano, o caminho mais lógico para a empresa seria focar-se na possível compra de dois ativos estratégicos no Brasil: a TIM e a GVT. Somente com a compra da TIM, a AT&T poderia ter acesso imediato a 73 milhões de clientes no Brasil.

A TIM, como já comentamos em notas anteriores, em decorrência de decisão do CADE, deve ter algum tipo de troca de controle, uma vez que a TELEFÓNICA vem acumulando posições na VIVO e TIM. O órgão regulador brasileiro considerou isso inaceitável, solicitando que tal acúmulo seja solucionado dentro de um prazo não divulgado, mas estimado pelo mercado em cerca de 18 meses, dos quais cerca de 6 meses já se passaram.

Podemos esperar que na segunda metade desta década tenhamos importantes movimentações no cenário competitivo das telecomunicações brasileiras.

 
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